sábado, 5 de novembro de 2011

Adeus Mestre...

Após um longo tempo sem postar, hoje escrevo sobre uma notícia que me deixou profundamente triste: o falecimento do Prof. MSc. Romeu Dâmaso de Oliveira. Durante uma visita à um congresso na Itália, foi vítima de infarto.

Fui sua aluna na década de 90, na antiga FUMA, atual Escola de Design da UEMG. Seus conselhos e críticas foram para mim valiosos durante a caminhada profissional. Lembro-me das primeiras práticas projetuais em que ele foi meu orientador. Suas aulas eram contagiantes, exemplo incondicional de dedicação ao design.

Dia 5 de novembro comemora-se o dia do desenhista industrial (designer). Aloísio Magalhães, considerado nosso patrono, faleceu em circunstâncias idênticas, na Itália, em 1982, quando participava igualmente de um congresso. Ambos guardavam em comum muitos aspectos e qualidades a serviço da excelência e do reconhecimento do design no Brasil.

O trabalho do professor Romeu, embora fundamentalmente focado em Minas, ganhou notoriedade nacional e por que não dizer também no exterior.

Neste dia 5 passamos enlutados pela perda de um amigo, de um colega, de um profissional, de um mestre. Presto esta homenagem àquele cuja memória reverenciamos e cujas realizações lançaram a luz na longa estrada a percorrer pelo design.




Prof. MSc. Romeu Dâmaso de Oliveira
Foto: blog "D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design"

Nenhum comentário:

Postar um comentário